sábado, 6 de julho de 2013

FILMES EM DOMÍNIO PÚBLICO - MEMPHIS BELLE: A FORTALEZA VOADORA (1944)

The Memphis Belle: A Story of a Flying Fortress (1944)

FILME PRODUZIDO POR UM DOS "CORONÉIS DE HOLLYWOOD", WILLIAM WYLER, O QUAL JUNTOU-SE A FORÇA AÉREA AMERICANA E FILMOU OS EVENTOS DA ÚLTIMA MISSÃO DO BOMBARDEIRO B-17 CONHECIDO COMO MEMPHIS BELLE.
UM NARRADOR CONTA A HISTÓRIA DA TRIPULAÇÃO DE 10 HOMENS, AMERICANOS COMUNS, COMO EXEMPLO DE CORAGEM DE RAPAZES AMERICANOS REALIZANDO UMA DIFÍCIL TAREFA.
WYLER NA REALIDADE COMBINOU FILMAGENS DE DIVERSAS MISSÕES PARA REPRESENTAR ESTA 25ª E ÚLTIMA MISSÃO DA TRIPULAÇÃO DESTE AVIÃO.






DIRETOR: WILLIAM WYLER
PRODUÇÃO: FIRST MOTION PICTURE UNIT OF THE U.S.A. ARMY AIR CORPS
DURAÇÃO:  42 MINUTOS
GÊNERO: DOCUMENTÁRIO
PAÍS: ESTADOS UNIDOS
REALIZADO EM: 1944

SINOPSE

A eletrizante história da 25ª e última missão de combate realizada pelo bombardeiro “Memphis Belle“, um imponente B17 das Forças Aliadas. Num dos momentos mais dramáticos da Segunda Guerra Mundial, a aeronave infiltrou-se no território inimigo e bravamente despejou sua carga de bombas sobre Wihelmshaven, na Alemanha, enfrentando os canhões anti-aéreos do exército nazista. Todas as cenas de combate aéreo deste documentário foram registrados por oficiais americanos durante batalhas na Europa. O documentário foi fotografado em vibrante Technicolor pelos membros da equipe de combate da Força Aérea do Exército dos EUA (lá, cada força armada possui sua própria força aérea.), usando película de 16mm, com direção do cineasta William Wyler (Os Melhores Anos de Nossas Vidas). O curta foi distribuído nos cinemas americanos pela Paramount, através do Comitê de Atividades Bélicas da Indústria Cinematográfica. A história dramática e heróica do Memphis Belle foi transformada num longa-metragem de muito sucesso, dirigido por Michael Caton-Jones em 1990.









Nenhum comentário:

Postar um comentário