sexta-feira, 12 de julho de 2013

SESSÃO DOMÍNIO PÚBLICO POATV - 13/ 07/2013

NESTE SÁBADO, COMEÇANDO A 00H30, A POATV EXIBE EM SUA SESSÃO DOMÍNIO PÚBLICO OS SEGUINTES FILMES: 
  1. MARTINHO LUTERO (1953)
  2. FRONTEIRA DA LEI (1934)
  3. FRANKENSTEIN (1931)

MARTINHO LUTERO

SINOPSE
História do esforços de Martinho Lutero de reformar a Igreja Católica, sua excomunhão, e os acontecimentos que levaram à Reforma Protestante. O padre do século XVI, que liderou uma revolução na Igreja Cristã. A tensão acelera quando Lutero pendurou suas 95 teses na porta da igreja local em Wittenberg, desafiando assim as licenças de indulgência que muitos dos grandes nomes da igreja, estavam vendendo para a construção da Basílica São Pedro, no Vaticano. Lutero foi levado a Confereência Imperial de Worms. Depois na presença do imperador Carlos V na Dieta de Worms, Lutero é acusado de heresia, excomungado e punido, tanto pelo imperador como pelo papa Leão X. Ameaçado de morte, e vivendo como um bandido traduziu o Novo Testamento do latim para o alemão, para que todos tivessem acesso a Bíblia. Sua batalha espiritual se torna sangrenta e os agricultores começam a queimar igrejas.


NIALL McGINNIS, COMO MARTINHO LUTERO


 

ANNETTE CARELL, COMO KATHERINE VON BORA





             


EM FORMATO DE DOCUMENTÁRIO, É UM FILME RICO EM INFORMAÇÕES, CHEGANDO A SER DIDÁTICO. LEGANDO AO INTERESADO, GRANDE CONHECIMENTO SOBRE A CISMA DA IGREJA CATÓLICA ROMANA E SEUS DESMANDOS.

Trailer Legendado do Filme Martinho Lutero



TÍTULO ORIGINAL: MARTIN LUTHER
PAÍS; EUA/ALEMANHA
GÊNERO: DRAMA
DURAÇÃO: 105 MINUTOS
FOTOGRAFIA: PRETO & BRANCO
ANO: 1953
DIREÇÃO: IRVING PICHEL

ELENCO

Niall MacGinnis                ...            Martin Luther

John Ruddock   ...            Vicar von Staupitz

Pierre Lefevre  ...            Spalatin

Guy Verney       ...            Melanchthon

Alastair Hunter ...            Carlstadt

David Horne      ...            Duke Frederick

Fred Johnson    ...            Prior

Philip Leaver      ...            Pope Leo X

Heinz Piper        ...            Dr. Eck

Leonard White ...            Emissary                                    

Egon Strohm     ...            Cardinal Alexander

Annette Carell  ...            Katherine von Bora (as Annette Carrell)

Alexander Gauge            ...            Tetzel

Henry Oscar                     

Irving Pichel       ...            Brueck

Ronald Adam                   

Joss Ambler                      

William Abney                 

Michael Maick                 

Wolfgang Oelze                              

Hans Lefebre    ...            Charles V

John Wiggin       ...            Narrator



FRONTEIRA DA LEI
(THE TRAIL BEYOND)
CAPA DVD
CARTAZ

WESTERN B DO INÍCIO DA CARREIRA DE JOHN WAYNE, ORIGINALMENTE PRODUZIDO PELA MONOGRAM, A PRIMEIRA VEZ QUE O PAUPÉRRIMO ESTÚDIO FEZ UM FILME DELE EM LOCAÇÕES REAIS.


SINOPSE

ROD DREW PARTE EM DIREÇÃO AO CANADÁ, APÓS RECEBER A MISSÃO DE ENCONTRAR A SOBRINHA DESAPARECIDA DE UM VELHO CONHECIDO.  COM A AJUDA DE SEU AMIGO WABI, ELE INICIA SUA BUSCA. ACABA ENCONTRANDO O MAPA DE UMA MISTERIOSA MINA DE OURO, QUE MOSTRA ESTAR RELACIONADO COM A MISSÃO RECEBIDA. UM FILME COM MUITA INTRIGA, AÇÃO E ROMANCE BEM AO ESTILO DOS WESTERNS DA ÉPOCA.

CAPA DVD AMERICANO





ELENCO

JOHN WAYNE__________ROD DREW
VERNA HILLIE___FELICE NEWSOME
NOAH BEERY_______________WABI
ROBERT FRAZER___JULES LaROCQUE
IRIS LANCASTER____MARIE LaFLEUR
JAMES A. MARCUS___IRMÃO DO VERDADEIRO PAI DE FELICE
EDDIE PARKER___RYAN, O MONTANHES
EARL DWIRE___HENCHMAN BENOIT

FOTOGRAFIA: ARCHIE STOUT
MÚSICA: LEE ZAHLER
ROTEIRO: JAMES OLIVER CURWOOD & LINDSLEY PARSONS
PRODUÇÃO: PAUL MALVERN
DIREÇÃO: ROBERT N. BRADBURY

GÊNERO: FAROESTE
PAÍS: ESTADOS UNIDOS
ANO: 1934
DURAÇÃO: 55 MINUTOS


FRANKENSTEIN

FILME AMERICANO DA UNIVERSAL STUDIOS, LANÇADO EM 1931, BASEADO NO LIVRO FRANKENSTEIN DE MARY SHELLEY, DIRIGIDO POR JAMES WHALE.

O PAPEL DE FRANKENSTEIN CHEGOU A SER OFERECIDO AO ATOR BELA LUGOSI, INTÉRPRETE DO PERSONAGEM DRÁCULA, QUE O RECUSOU POR NÃO PODER CRIAR SUA PRÓPRIA MAQUIAGEM PARA O PERSONAGEM, ALÉM DELE NÃO TER FALAS DURANTE TODO O FILME. FRANKENSTEIN TEVE MAIS DUAS SEQUÊNCIAS: A NOIVA DE FRANKENSTEIN E O FILHO DE FRANKENSTEIN.

SINOPSE
Henry Frankenstein (Colin Clive), um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" a vida a este ser monstruoso ele necessita um cérebro. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o jarro. Ele rapidamente pega outro, sem reparar que no rótulo está escrito "cérebro criminoso". Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo e dar vida a criatura. Durante esta experiência estranha Dr. Waldman (Edward Van Sloan), um tutor de Frankenstein no passado; Elizabeth (Mae Clarke), a noiva de Frankenstein; e Victor (John Boles), seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento. Mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura dele, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.

TRAILER


DIFERENÇAS ENTRE O LIVRO E O FILME (WIKIPEDIA)
O filme não se baseou exatamente no livro original mas numa peça dos anos de 1920 atribuida à Peggy Webling, que mudou o texto da autora literária Mary Shelley.
No livro, a história de Victor Frankenstein inicia-se a partir de seus relatos a Robert Walton, capitão inglês de uma embarcação que o resgata no Polo Norte. Estes relatos, por sua vez, serão explicitados em cartas enviadas à sua irmã, Margaret. É com estas cartas que o livro começa, dando ao livro característica de "romance epistolar", recurso linguístico que, à época em voga, tinha como finalidade conferir verossimilhança à narrativa. Tanto o filme quanto o livro relatam a criatura a partir de sua aparência disforme, porém, o enfoque cinematográfico tende a evidenciar este fato. Desta forma a rejeição do doutor Frankenstein por sua criação é melhor explicada da forma que está na peça e no filme. Os filmes da Universal sempre colocaram a criação de Frankenstein como um vilão, denominando-o sempre de "Monstro". Há uma constante troca entre o nome do criador (Frankenstein) e criatura, a quem não é dado um nome. Entretanto, se pensarmos na criatura como sendo um "filho" de Victor Frankenstein, podemos considerar a possibilidade de que a rejeitada cria de Victor receba, ao menos, seu sobrenome.
Outra diferença com o livro, é a fala da criatura. No filme ela é muda e apenas emite grunhidos, enquanto no livro ela aprende a ler e falar com livros clássicos tais como "O Paraíso Perdido" de Milton. Na continuação cinematográfica de 1935, Bride of Frankenstein, a criatura aprende algumas palavras mas é muito limitada em seus diálogos, preferindo se comunicar com grunhidos e expressar suas emoções com gestos, principalmente estendendo as mãos em busca de ajuda ou conforto. Mas no terceiro filme da série, Son of Frankenstein, a criatura volta a se mostrar completamente muda.
Na obra de Mary Shelley, o comportamento selvagem da criatura se deve a constatação de sua aparência inumana, enquanto no filme a causa é o cérebro defeituoso que o assistente Fritz (que não existe no livro) trouxe. No livro o Dr. Frankenstein trabalha sozinho, não existe a figura de um assistente.

Na novela o nome do Dr. Frankenstein é Victor e não Henry como se diz no filme (Henry é o melhor amigo de Victor) e ele não é um doutor, mas um aluno da faculdade. Elizabeth é assassinada pela criatura na noite do casamento dela com Victor. A criatura também mata Henry e o irmão mais novo de Victor, William. O pai de Victor morre do coração após o assassinato de Elizabeth e Victor começa sua perseguição à criatura, enfrentando-o num barco que vai rumo ao Polo Norte. O monstro acaba por encontrar Victor morto. Nada disso consta no filme, a criança morta por Frankenstein no filme não tem relação com a família do Dr.


ELENCO

COLIN CLIVE..... HENRY FRANKENSTEIN

MAE CLARKE...... ELIZABETH

JOHN BOLES..... VICTOR MORITZ

BORIS KARLOFF..... O MONSTRO

EDWARD VAN SLOAN..... DR. WALDMAN

FREDERICK KERR..... BARÃO FRANKENSTEIN

DWIGHT FRYE..... FRITZ


Lionel Belmore ... The Burgomaster
Marilyn Harris ... Little Maria
Ted Billings ... Villager
Mae Bruce ... Screaming Maid
Jack Curtis ... Extra
Arletta Duncan ... Bridesmaid
William Dyer ... Gravedigger
Francis Ford ... Hans
Mary Gordon ... Mourner
Soledad Jiménez ... Mourner
Carmencita Johnson ... Little Girl
Seessel Anne Johnson ... Little Girl
Michael Mark ... Ludwig
Pauline Moore ... Bridesmaid
Inez Palange ... Villager
Paul Panzer ... Mourner at Gravesite
Cecilia Parker ... Maid
Rose Plumer ... Villager
Cecil Reynolds ... Waldman's Secretary
Ellinor Vanderveer ... Medical Student



















JAMES WHALE (1889-1957)

CINEASTA BRITÂNICO, RADICADO NOS ESTADOS UNIDOS, FICOU MAIS CONHECIDO POR SEU TRABALHO EM FILMES DE HORROR BASTANTE POPULARES, PRINCIPALMENTE FRANKENSTEIN (1931), A NOIVA DE FRANKENSTEIN (1935) E O HOMEM INVISÍVEL (1933).


Curiosidades sobre Frankenstein

- O orçamento de Frankentein foi de US$ 291 mil, sendo que arrecadou nas bilheterias americanas a quantia de US$ 12 milhões;

- Nos créditos iniciais de Frankenstein o nome do ator Boris Karloff é omitido, 
sendo substituído por uma interrogração. O nome de Karloff apenas surge nos créditos finais do filme.

JACK PIERCE & BORIS KARLOFF

JACK PIERCE FICOU FAMOSO POR TER FEITO AS MAIS CLÁSSICAS MAQUIAGENS DA UNIVERSAL E, APESAR DE TER FAMA DE CARRANCUDO E MAU HUMORADO, SUA RELAÇÃO COM BORIS KARLOFF FOI TRANQUILA. TENDO AMBOS TRABALHADO EM CONJUNTO NA ELABORAÇÃO DA MAQUIAGEM DA CRIATURA.
ESTÁ ENTRE OS TOP MAQUIADORES DE TODOS OS TEMPOS NO CINEMA, DESTACANDO-SE DRÁCULA E FRANKENSTEIN DE 1931 E O LOBISOMEM DE 1940.
A MAQUIAGEM DE FRANKENSTEIN FOI TÃO MARCANTE NA ÉPOCA, QUE A UNIVERSAL PATENTEOU AS MAQUIAGENS, IMPEDINDO QUE FOSSEM UTILIZADAS EM OUTRAS PRODUÇÕES.
(CACEMA-CINEMA.BLOGSPOT.COM.BR)
BORIS KARLOFF (1887-1969)

TARGETS (NA MIRA DA MORTE) FOI SUA DERRADEIRA ATUAÇÃO, APESAR DE A WIKIPEDIA LISTAR ALGUNS FILMES LANÇADOS APÓS A SUA MORTE.

COLIN CLIVE (1900-1937)

APESAR DO NOME, CLIVE ERA DE NACIONALIDADE FRANCESA. ATUOU EM 18 FILMES, DESTACANDO-SE O DE FRANKENSTEIN. MORREU DE PNEUMONIA AOS 37 ANOS, EM LOS ANGELES, CALIFÓRNIA.

E NÃO SE ESQUEÇA: ASSISTA EM TEMPO REAL PELA INTERNET, ACESSANDO O SITE DA POATV:


















                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário